domingo, 14 de outubro de 2012

Barra palatina


Certas coisas na vida você não tem escolha e precisa simplesmente adaptar-se a elas. Costumo dizer que a barra palatina não é de Deus! E não é mesmo!!! Heheh

Este post não é pra te assustar e nem te fazer desistir de colocar essa "joça"! Se teu médico diz que é necessário, ponha logo essa coisa! Eu estou relatando o que sinto no meu dia a dia. Partilhando com vocês minha dor! (oohh!!)

Estou há uns 4 meses usando a minha no céu da boca e estava esperando o melhor momento para relatar a vocês esta experiência. Não se iludam, meus caros. Há dias que ela incomoda mais e dias que incomoda menos. Mas ela sempre vai estar lá até quando o seu querido dentinho resolver ficar no lugar certinho.

Pesquisei bastante na internet para saber as intercorrências do uso desse objeto "cretino", mas como já é sabido, nem sempre há boas informações. Agora, espero que meu blog faça parte do rol dos que contribuem com uma informação de um paciente que usa e também sofre com isso.

Pois bem. Aos que estão passando pelo mesmo que eu e aos que estão bem no início da adaptação. A verdade é uma só. Essa droga incomoda mesmo nas primeiras semanas - sim, SEMANAS. Dói demais e você não consegue comer direito (ponto altamente recomendado para quem que emagrecer). O fato da língua ficar marcada ou desenhada é fichinha perto do incômodo geral. A pontinha da barra que sobra no final e que fica encaixada no tubo da banda, fica roçando e furando sua língua o tempo todo. Aquela massinha vermelha ajuda a dar uma enganada, mas solta constantemente porque é muito no fundo da boca (no meu caso são nos segundos molares).
A pressão que sua língua faz no céu da boca quando vc está em estado de repouso, dormindo ou até mesmo calado, é suficiente para machucá-la. A expressão "calo na língua" realmente tem fundamento. É praticamente impossível sua língua não ficar machucada. Dói, incomoda, irrita. Às vezes você não vai conseguir falar direito por causa disso. A vontade que se tem é de ficar com a boca aberta, como um cachorro babão, pra não sentir a pressão da língua te machucando cada vez mais. Aff!

Mas relato também que há uma esperança! Tem dias que você nem percebe que está com essa coisa na boca. Este mês parece que a língua cansou de tanto se regenerar e não está me incomodando tanto. E eu estou feliz por isso. São fases, minha gente. O ser humano sempre vai se adaptar ao meio. É difícil acreditar, eu sei, mas no meu caso, vejam, foi depois de 4 meses (oohhh!). Sinto também que os dentes estão movendo. Na verdade, como existe uma pressão da barra a todo momento, o que você vai sentir é exatamente essa mudança no posicionamento dela e dos dentes. É tudo gradual.

E muitos detalhes na sua vida serão afetados por este corpo estranho, mas você se adaptará perfeitamente aos hábitos de comer em público, engolir comprimidos inteiros, alimentos grudando no céu da boca, fazer aquele boq**** gostoso e por aí vai...

Hehe!! Beijos!


54 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post!!! Estou há apenas 4 dias com essa coisa e sinto que estou morrendo aos poucos.. Mas até que dei uma animada após ler isso. A parte do boq**** é minha maior preocupação agora. Tenho certeza que vão me largar. hahaha Bjs

Luciana disse...

Nossa adorei, uso a seis meses não conseguia nenhuma informação uma palavra pra definir o que sinto "desespero" nestes seis meses não melhorou sofro como nas primeiras semanas. Achei que havia algo errado e não encontrava ninguém para uma opinião segura.

Angela disse...

Queridos, há uns 5 meses retirei a minha barra palatina. Meu problema com os molares foi resolvido graças a esta barra. Foi muito chato usá-la, mas foi o que resolveu. Obviamente, o professional, Dr. Calil, merece os créditos. Irei retirar o aparelho até o fim deste ano. Já estou ansiosa por tal momento! Força para vocês! E obrigada por comentar! Beijos.

Angela disse...

*profissional

Julyanne disse...

Olha, não sei vocês, mas eu já estou usando a barra palatina a 2 anos (isso mesmo meus caros... dois anos....) e minha língua NUNCA se adaptou... Tem dias que dói demais e machuca muito, tem dias que eu até esqueço dela, mas vira e mexe a minha língua redescobre ela e a tortura a recomeça.

Anônimo disse...

Acreditem meus caros, que a parte de "deixar secar o cimento da banda" e aquela coisa me encomodando na língua é a pior coisa que existe! Tudo bem que queriam que eu falasse menos, mas precisa tanto assim?

Anônimo disse...

Obrigada pelo post, muito significante para quem está nessa batalha! Estou usando há uma semana e a minha língua está machucada, com o risco, fiquei até com medo de acordar alguma noite dessas faltando metade da língua!! hehehehe
Mas, parece que tudo bem, todas pessoas passam por isso (nem todas). Obrigada.

Anônimo disse...

Minha dentista colocou esse troço na minha boca ontem. Acho que fui um pouquinho menos infeliz porque na minha o fio foi soldado nas bandas, sendo assim não tem aquele incomodo da lingua passando nas pontinhas do fio, mas prá comer meu Deus! Que desespero! E logo eu que gosto tanto de comer bobagens o tempo todo. Acho que vou emagrecer drasticamente. O pior é que toco e canto, ou melhor, tocava e cantava porque não consigo mais desde ontem. A impressão que tive ao comer é que tem uma espinha gigantesca cruzando o céu da minha boca. A boca vive sempre cheia d'agua, até prá falar é horrível. Adorava passar horas com amigos em rodas de violão, agora sei que não vou poder mais, pelo menos (e espero) agora no início, até me adaptar. Na minha opinião é a coisa mais incômoda que já se invetou na ortodontia, mas quem somos nós prá afirmar.

Anônimo disse...

nossa doi ate demais, to ficando magrinha :( que tristeza...

Anônimo disse...

Gostaria de saber se essa barra de palatina vai impedir de conversar? A pessoa consegue falar normalmente?

Unknown disse...

Cara coloquei essa maldição há 3 dias,eu achava que nada seria pior que as famosas borrachinhas mas sem dúvida a barra ganhou disparado que horror

Unknown disse...

Coloquei a um mês doi tdo doi a língua dói o céu da boca é ruim para comer estou cheia de aftas e parece que tenho uma batata na boca realmente um sofrimento que agente fica meio e stressado. Mas vamos lá somos fortes e capazes de superar afinal sorriso bonito não é fácil não. ..

cleinha® disse...

Coloquei tem um dia. E realmente incomoda muito. A língua roça o tempo todo; para comer é um desprazer... a minha dentista me ensinou uma técnicas de sobrevivência e está me ajudando, mas mesmo assim, não está sendo fácil. Infelizmente é um mal necessário

Vanessa disse...

Oi, eu coloquei essa barra abençoada hoje, e pra comer é muito ruim, qual foi a tecnica que a sua dentista te ensinou.
Porque já sou magra, e seu eu não conseguir comer vou virar Olívia Palito!

Anônimo disse...

Também Preciso saber dessa técnica!!

Anônimo disse...

Preciso muito saber se da pra beijar com issoooo, Socorro

Anônimo disse...

Sim da

Bia Potenza disse...

Gente, coloquei essa desgrama a 3 dias, não consigo comer de tanta dor dos dentes que estão encaixados essa barra. Isso por um acaso é normal? Muita dor mesmo de não conseguir mastigar nem uma bisnaguinha (pão molinho), nem mesmo encostar um dente no outro quando fecha a boca.
Estou vendo muita gente reclamando de dor na língua, incômodo e não vi ninguém falar dessa maldita dor nos dentes. Não estou aguentando mais!!!
Fora a ânsia de vômito constante com a minha língua encostando nessa barra.
Me ajudem, por favor!

Anônimo disse...

Quero muito saber também se interfere no beijo?

Anônimo disse...

Não interfere em beijo, e nem em nada relacionado. Depois de uma semana mais ou menos você já está mais acostumado. Eu mesma só lembro que estou com a barra quando passo sem querer a língua nela... Fora isso...

Unknown disse...

Eu estou a um dia e não aguento .não estpu sentido dor mas estou me sentindo presa pra falaremos muito ruim já sentir vontade de volta no dentista e pedir para tirar.

Unknown disse...

Coloquei hj tá horrível uma ânsia que só por Deus, fora que tá doendo o dente não dá nem pra morder nada

Unknown disse...

Coloquei essa maldição sexta feira , amanhã mesmo vo tirar não aguento minha boca está toda machucada é ideal q use mas sinto é lamento meu tratamento vai continuar sem essa joça do inferno😂

Unknown disse...

Coloquei essa porcaria ontem, meus dentes não doem nada nem o ceu da boca o meu problema e com a LÍNGUA pelo amor de Deus ela está com uma faixa no meio e com dois furinhos, horrível pra comer, isso passa ?? Se nao, não vou aguentar isso nao...

Unknown disse...

Coloquei esse aparelho segunda meus Deus que dor horrivel a língua toda machucada não consigo comer direito fora que ate para engolir a saliva a lingua fica encostando no seu da boca e machucando e fica sinal certinho desse aparelho na língua

Modesto Amor disse...

Coloquei essa coisa sábado passado e para minha infelicidade essa coisa começou a doer mais com o passar dos dias e ontem minha mãe viu que essa coisa ta infeccionada, to morrendo de dor no céu da boca e no ouvido, e tem uma ferida embaixo da resina com pus. Resumo: to tomando antibiótico e sem conseguir comer nada. Hoje é feriado, então soa amanhã!!

Adriano disse...

Coloquei ontem tá uma bosta mas a doutora falou que Acosta em dias vamos ver não tá facil os dentes não doem o proplema é a língua que está machucando na primeira noite mal dormi de tanta agonia estou feliz com alguns comentarios mas como tudo na vida não é só flores o que nos resta e rezar que passe logo

Anônimo disse...

Estou sofrendo muito com este aparelho no céu da boca. Estou sem almoçar e jantar há alguns dias, evito também de conversar. Minha vontade é amarrar minha lingua na garganta. Não encontro mais posição pra ela dentro da boca. Sem dúvida colocar separadores, banda e aparelho fixo não é nada perto desta barra palatal. Espero ter uma solução na próxima consulta.

Unknown disse...

Esses comentários me fizeram se sentir melhor, pois já estava enlouquecendo .Estou literalmente pagando meus pecados. Kkkk se eu não emagrecer agora, não emagreço mais.🤐

Unknown disse...

Alguem sabe dizer quanto tempo em media se usa essa coisa?

Pedro Gabriel disse...

Já faz um mês que estou usando essa barra, confesso que ainda não entendi por completo o que isso faz, mas na parte do incomodo, doeu bastante nas duas primeiras semanas que coloquei, agora eu almoço e janto sem nem lembrar disso, aaaaaah, e só machucou durante meu sono uma vez.

Espero que nessa manutenção deste mês eu posso colocar o fixo.

Anônimo disse...

Oi coloquei essa barra ontem e minha língua está detonada, estou com 38,5 graus de febre não consigo comer e o pouquinho de líquido que vai passa algum tempo e vômito tudo. Tudo dói e da ânsia

Unknown disse...

Gente tem 3 dias que coloquei essa merda, nunca imaginei que fosse tão difícil, juro por Deus que se eu soubesse que ia sofrer tanto nunca tinha colocado. Tô com impressão que vou ficar sem língua. E o pior um palito porq comer é impossível.

Bruno Fagá disse...

Verdade gente, nem lembro quanto tempo já estou com isso acho que uns 5 ou 6 meses mais ou menos, só lembro que o dia em que coloquei não conseguia falar direito e muito menos comer, os dentes que a barra fica presa doíam de mais até pra comer um bolo que é macio não aguentava, e se essa dor não bastasse devido a pressão que a barra sofre a minha chegou a estourar um lado (pro meu azar foi em um fim de semana) aí tive que ficar com aquele negócio cortando minha língua com a ponta dele, ai na segunda fui ao dentista e tirei e pra minha sorte ele não colocou outra pq era perto das festas de fim de ano não iria aguentar comer mais em janeiro colocou outra e essa ficou menos desconfortável do que a outra quase nem sinto ela, do a língua que as vezes pega na pontinha que fica presa na banda e machuca, e as vezes quando como algo fica preso entra a barra e o céu da boca. #tenso. Kkkk

Anônimo disse...

Já coloquei a minha a um tempo. E credo no começo foi péssimo para comer quando a comida ficava presa entre a barra e o céu da boca, e minha língua ainda está marcada depois de uns 3 meses usando. Só queria tirar esse trem, e eu tava desesperada achando q atrapalhava no beijo, graças a Deus não. Mas fiquei muito feliz de ver que tem mais gente passando pela mesma coisa q eu

Unknown disse...

É normal ficar com a marquinha na língua depois ou regenera??

Unknown disse...

Posso optar por não querer colocar e colocar so o aparelho?

Unknown disse...

Eu coloquei esse ferro maldito na boca! Quanto tempo no geral ficamos com ele a torturar a língua?

Holanda disse...

Fazem 3 dias que coloquei essa praga na boca, que inferno!
Dói demais, meu Jesus!
Existe alguma técnica que amenize as dores?

Ana disse...

É bom pra quem quer emagrecer mesmo, porque o alimento precisa ser praticamente líquido. Mas, parece loucura, estou bem feliz. Graças a Deus ela é soldada, o que não machuca muito.

Marilia disse...

A dificuldade para engolir melhora?

Marilia disse...

A dificuldade para engolir melhora?

Marilia disse...

A dificuldade para engolir melhora?

Bia Potenza disse...

A dificuldade pra engolir tende a melhorar sim, Marilia.

Anônimo disse...

Coloquei essa barra maldita hoje. Minha língua já está dolorida. Não consigo comer direito, é um sacrifício para engolir qualquer coisa. A boca vive cheia de saliva, e eu só consigo engolir se ficar bebendo água a cada segundo. É horrível! Completamente horrível! Espero não precisar ficar muito tempo com essa coisa na boca. Toda vez que a língua toca na barra de uma forma diferente a ânsia faz parecer que vou vomitar, mesmo sem estar fazendo vômito. É uma sensação horrível. Estou completamente arrependida de ter aceitado colocar. Esse sofrimento tem que valer a pena de alguma forma, meu Deus! Uma tortura constante na sua boca!

Pedro Gabriel disse...

Hoje estou com um arco lingual, um que segue o mesmo princípio da barra palatina, porém na parte inferior da boca.
Ambos são chatinhos, o arco mesmo incomodou bastante no começo e agora bem pouco, quase nem percebo ele. A barra palatina é pior porque atrapalha deglutir, a comida passa por cima dele, é horrível mesmo.
Mas vale a pena no final, não vejo a hora de ver meus dentes nos lugares certos.

Fernanda Wisnieski disse...

Nossa isso e uma tortura
Vai fazer uma semana que coloquei.
Espero não ter que ficar com isso muito tempo 😔
Estou com um baita calo na língua que dói muiiiiito, salivando horrores.
Não está sendo fácil

Fernanda Wisnieski disse...

Alguém mais ficou com calo na língua gente isso não é de Deus não 😭😭

Unknown disse...

Quem já usou, ficou com a barra por quanto tempo?

Unknown disse...

Sim estou com um lado da língua onde faz pressão todo rasgado .
Uma dor que tira até a paz da vontade pedir pra retirar e parar com tudo !

Renata disse...

😭😭😭

Anônimo disse...

Gente quero compartilhar minha experiência tambem,estou usando essa barra que é mais uma trava de tormento ,meu dentista me enganou disse que nao doeria que poderia mais imcomodar .
Eu ja uso dois mini implantes .
Entao eu enganada coloquei.
Socorro no terceiro dia ja estava machucando,no quinto parecia que a minha lingua ia cair .
Gente eu ia coner chorando mas tbm nao deixava de comer so de raiva,eu nao fui vencida .
E agora pra melhorar estou noiva e a nossa preocupacao com a nossa lua de mel . EU SEI QUE SE DER RUIM EU ARRANCO ELA NO DENTE .No mais é isso.

julia disse...

queria saber se dá pra beijar com ela? interfere algo no beijo,como enroscar a língua e afins? coloquei hj e já quero tirar aaaaaa

Fabiana Rosa disse...

Para mim tmb não está dando, pedi para tirar, teu tratamento conseguiu dar continuidade? Estou com medo de ter que desistir